1ª Mostra Ambiental ICA - 2023
1ª Mostra Ambiental ICA - 2023
🌳 Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal de Minas Gerais, campus Montes Claros, propôs a realização da 1ª Mostra Ambiental no dia 05 de junho de 2023, destinada a alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino da cidade. Neste evento foi organizado visitas monitoradas a alguns setores da instituição cujas atividades exercem relação com a temática ambiental. Diante disso, o projeto Três em um: tratamento de resíduos orgânicos, obtenção de Produtos para uso domiciliar e educação socioambiental, conduziu no laboratório de ensino de química e biomoléculas do bloco C, duas atividades: 1. Sistema de Tratamento de Água; e 2. Sistema de compostagem de resíduos orgânicos.
🌳 No período matutino, cerca de 30 alunos do 3.º ano da Escola Estadual Américo Martins, acompanhados por seus professores, participaram da 1.ª Mostra Ambiental realizado pelo ICA. Durante a visita, uma das atividades realizadas foi uma demonstração simplificada dos métodos físicos e químicos utilizados no tratamento da água. Os alunos foram instruídos sobre o processo de tratamento da água, abordando as etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção, que são amplamente utilizados nas estações de tratamento de água. Esses métodos visam remover impurezas, como partículas sólidas, bactérias e outros microorganismos, garantindo a qualidade e segurança da água consumida pela população. Eles puderam visualizar de forma prática como as etapas do processo de tratamento se sucedem, resultando em água potável própria para o consumo.
🌳Outra atividade realizada foi sobre compostagem, na qual foi demonstrado aos alunos como utilizar uma composteira simples. Os alunos foram instruídos sobre os princípios fundamentais da compostagem e os seus benefícios para o meio ambiente. Foi destacada a necessidade de reciclar os resíduos orgânicos, para evitar o descarte inadequado e reduzir a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários. Durante a visita, ocorreu uma troca de experiências entre os alunos e o professor, onde os estudantes relataram as suas práticas com compostagem na escola. Eles explicaram como realizam o processo utilizando palha e restos de alimentos, como restos de cascas de frutas e verduras. Ao final da atividade, os alunos foram incentivados a levar essa prática para as suas casas e compartilhar com as suas famílias e vizinhos.
🌳No período vespertino, as visitas foram realizadas por alunos do 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano, respectivamente, da Escola Estadual Américo Martins. Os orientadores junto aos bolsistas programaram um exemplo de como é feito o tratamento da água que chega até a casa da população, por meio de um experimento administrado pelo professor Charles. O mesmo, junto a bolsista presente no turno vespertino, ensinou como é feito a montagem de uma composteira e a sua utilização, além dos seus benefícios e custos.
Foi mostrada uma composteira doméstica comercial adquirida pela internet, mas é viável a utilização de materiais mais simples de faço acesso em sua residência e de baixo custo para confecção da composteira doméstica. Por isso demos um exemplo de uma composteira feita com baldes de 15 L de margarina e como montar o sistema de compostagem. Falamos um pouco sobre o ciclo da compostagem, o que deve ser colocado em uma composteira e o que não deve ser utilizado, ressaltando sempre que para ter um bom composto é necessário um biofertilizante adequado para se utilizar deve ficar atento em tudo que se adiciona na compostagem.
🌳Notamos que as escolas já haviam trabalhado com os seus alunos sobre a compostagem, e isso gratificante para todos os envolvidos. A conscientização ambiental precisa estar presente nas escolas e nas comunidades.
🌳Ao término da mostra aplicou-se um questionário com 06 perguntas diretamente relacionadas à percepção dos alunos quanto ao meio ambiente atualmente e perspectiva futura. As respostas são apresentadas a seguir:
🌳Os resultados demonstrados em gráficos foram realizados a partir das respostas marcadas pelos alunos da Escola Estadual Américo Martins. No total, foram distribuídos 88 questionários e desse, 85 foram respondidos. Ao término da mostra aplicou-se junto ao questionário, um formulário de avaliação do aluno quanto à atividade proposta. O formulário apresentava notas de 1 a 5 para 3 questões referente a atividade e ao educador, além de opções de idade para identificação da faixa etária dos alunos. As respostas são apresentadas a seguir:
🌳 Idade dos alunos participantes:
🌳 Nota referente a interação com os educadores:
🌳 Nota referente ao domínio do educador quanto ao tema proposto:
🌳 Nota referente ao tempo disponibilizado para a atividade proposta:
🌳 Os resultados demonstrados em gráficos foram realizados a partir das respostas marcadas pelos alunos da Escola Estadual Américo Martins. No total, foram distribuídos 23 formulários e desses, 21 foram respondidos.