10ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri - 2023
10ª Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri - 2023
🧪No dia 26 de outubro de 2023, aconteceu a “10ª Feira de Ciências do norte de Minas Gerais e dos vales de Jequitinhonha e Mucuri”, que teve como tema “Desenvolvimento Sustentável e Democracia na Era da Inteligência Artificial”, reunindo várias comunidades e interessados em tecnologia e meio ambiente. O evento aconteceu no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, mais especificamente no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD). A feira contou com 13 projetos inscritos, sendo 5 provenientes de escolas públicas localizadas em Bocaiuva, Engenheiro Navarro e Taiobeiras.
🧪O cerne das discussões e exposições teve como foco o meio ambiente e a aplicação da tecnologia como ferramentas fundamentais para a preservação da biodiversidade e ademais, pesquisas cientificas voltadas para desenvolvimento sustentável.
🧪Os estudantes do sétimo ano da Escola Estadual Gastão Valle, em Bocaiuva, apresentaram um projeto de composteira utilizando garrafas PET reutilizada, demonstrando como funciona todo o processo de compostagem, quais os benefícios da reutilização dos resíduos orgânicos e as desvantagens geradas ao meio ambiente quando o lixo é descartado inadequadamente.
🧪O compromisso da Escola Estadual Mamede Pacífico de Almeida, de Engenheiro Navarro, é voltado para a conservação do Cerrado. O projeto visa propostas de revitalização das áreas degradadas, apresentando amostras de espécies nativas cujas sementes podem ser usadas para produzir mudas. Além da atenção à conservação ambiental, a escola também inova na forma de apresentar a flora do Cerrado, criando uma “joia botânica”. A iniciativa consiste em encapsular exemplares de flores em resina e aliar arte e ciência para criar um produto que reflita a beleza natural da espécie estudada e sirva como ferramenta de educação ambiental.
🧪A E.E. Mamede Pacífico de Almeida, além de se destacar por sua contínua preocupação com a preservação do Cerrado, também apresentou um projeto sobre o uso do pequi, fruto típico do bioma, para a fabricação de sabão.
🧪A participação das escolas de Taiobeiras, a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves e a Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, deu significado à feira de ciências, destacando o potencial e a participação dos alunos nos importantes temas da vida urbana, agricultura e plantas medicinais. Demonstrando um pouco sobre agricultura urbana, a Escola Estadual Tancredo Neves apresentou uma maquete replicando uma horta escolar.
🧪A Escola Estadual Oswald Lucas Mendes teve como foco a importância e o conhecimento das plantas medicinais. Os tópicos incluem conhecimentos tradicionais relacionados à biodiversidade local e ao uso de plantas para fins de processamento natural.
🧪O colégio Ícone, situado em Montes Claros MG também marcou presença na “10ª Feira de Ciências do norte de Minas Gerais e dos vales de Jequitinhonha e Mucuri”, trazendo um pouco do trabalho que desenvolvem com seus alunos no laboratório de robótica. O professor Alexandre, junto a 3 alunos do ensino fundamental, nos propiciara a experiência dos robôs, com 3 exemplares apresentados durante a feira.
Trabalhos Premiados
Categoria 1 - Ensino Superior
1⁰ Lugar: Utilização integral do buriti (Mauritia flexuosa) na alimentação humana: sustentabilidade e aspectos nutricionais.
Apresentado por discentes do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG.
2⁰ Lugar: Exposição em Comemoração ao Dia do Ovo.
Apresentado por discentes do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG.
Categoria 2 - Ensino Técnico
1⁰ Lugar: Doce Mel do Cerrado: Avaliação da qualidade físico-química de méis de diferentes floradas no contexto da prática da apicultura por agricultores familiares.
Apresentado por alunos do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e Instituto Federal do Norte de Minas.
Categoria 3 - Ensino Médio
1⁰ Lugar: Conservação da Biodiversidade Vegetal de Cerrado: Semeando Sustentabilidade.
Apresentado pelos alunos da Escola Estadual Mamede Pacífico de Almeida, de Engenheiro Navarro.
2⁰ Lugar: Farmácia do quintal: quando a medicina alternativa pode apresentar segurança.
Apresentado pelos alunos da Escola Estadual Oswaldo Lucas Mendes, de Taiobeiras.
Categoria 4 – Ensino Fundamental
1⁰ Lugar: Uso da compostagem como prática sustentável na perspectiva do protagonismo juvenil.
Apresentado pelos alunos da Escola Estadual Prof. Gastão Valle, de Bocaiuva.
2⁰ Lugar: Houve empate técnico.
• Agricultura Urbana.
Apresentado pelos alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Taiobeiras.
• Divulgação científica: experimentos sustentáveis e robótica.
Apresentado pelos alunos do Colégio Icone, Montes Claros.
O evento foi um grande sucesso, com trabalhos criativos e inspiradores. Nosso intuito é garantir que os alunos tenham cada vez mais a percepção do meio em que vivem e como podem mudá-lo para melhor, preservando o meio ambiente e inovando com tecnologias que nos levem a um futuro de oportunidades.