LabMóvel
Laboratório Móvel Multidisciplinar de Ensino de Ciências: Uma Abordagem Lúdico-Empírica UFMG/Escolas Públicas do Norte Mineiro.
LabMóvel
Laboratório Móvel Multidisciplinar de Ensino de Ciências: Uma Abordagem Lúdico-Empírica UFMG/Escolas Públicas do Norte Mineiro.
🚐 A presente proposta foi pensada no sentido de contribuir para solucionar duas dificuldades encontradas por Escolas e Universidades Públicas: Escolas Públicas do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri possuem deficiência de infraestrutura laboratorial, fato que impossibilita aos professores das áreas de ciências, biologia, química, física e matemática explorar práticas pedagógicas inovadoras via realização de experimentos, por exemplo.
🌡️ A vivência dos conteúdos é baseada apenas na contextualização teórica, limitando a compreensão e estímulo aos alunos; além disso, Universidades têm sofrido com o decréscimo na procura pelos cursos ofertados e aumento da evasão universitária. Neste contexto, a proposta pretende enfrentar estes dois gargalos concomitantemente, possibilitando aos alunos do ensino médio experimentar práticas pedagógicas inovadoras pela realização de experimentos nas áreas básicas e, ao mesmo tempo, incentivando-os a cursarem as graduações ofertadas pela UFMG, campus Montes Claros.
🧪 Considerando-se a dificuldade de translado dos estudantes até o campus universitário para vivenciar atividades laboratoriais, e.x. indisponibilidade de ônibus, professores e/ou autorização dos pais, propõe-se aqui o uso de um LabMovel, um veículo e/ou furgão equipado com materiais das áreas supracitadas que possa ser utilizado para o deslocamento dos membros do projeto e objetos/materiais necessários para a realização de práticas pedagógicas experimentais até as escolas.
🔎 O LabMovel será uma excelente ferramenta para auxiliar o processo ensino-aprendizagem dentro das escolas, podendo ser utilizado pelo próprio professor da escola para a realização de aulas experimentais que não envolvam riscos físicos. A equipe formada na presente proposta têm formação nas áreas de Ciências Naturais e Matemática, possui habilidades para trabalhar com o público-alvo, como atestado na proposta completa, e está motivada, fatos que potencializam êxito de execução do projeto.